Como anunciar promoções no Facebook

A popularização do Facebook no Brasil fez com que a rede social passasse a ser a mais usada pelos brasileiros. Com sua programação enxuta e cheia de possibilidades, o Facebook passou a ser explorado pelas marcas, que ao contrário do Orkut, seu principal equivalente em termos de rede social, permitiu a formação de páginas, grupos e outras ações. A loja no Facebook, um aplicativo que a rede social dispôs, permitiu a muitas marcas poderem vender seus produtos através de uma plataforma de ecommerce confiável e estável, tudo em linguagem PHP, que é de conhecimento de várias pessoas.

As marcas, além da plataforma de ecommerce, também fazem promoções em suas páginas. Porém, muitas empresas não sabem as regras do Facebook para esse tipo de concurso e acabam por realizar promoções que ferem as regras. A seguir, algumas das regras mais importantes para se realizar promoções no Facebook:

  • É preciso um regulamento, que entre outras coisas, segue um modelo e fala sobre as escolhas que cada participante tem.
  • É preciso deixar claro que as informações que o usuário irá fornecer são para a empresa, e não para o Facebook
  • Não se pode usar a funcionalidade do facebook como artifício da promoção, por exemplo, o ato de curtir uma página ou dar check-in em um local não pode ser o registro do participante.
  • Só se pode notificar os vencedores através de email. Inbox, mensagem ou postagem no mural são proibidos.
  • Não se pode usar funcionalidades do Facebook, como o botão curtir ou o compartilhamento para ser um mecanismo de votação ou um recurso da promoção. Eles não podem ser o ponto de partida da promoção.
  • Não se pode usar nenhum dos temas de copywrite no anúncio do promoção. São eles: Facebook, FB, Face, Poke, Book e Mural

Para saber de todas as regras, é preciso entrar no Facebook e suas políticas de privacidade. Todas elas tem que estar na ponta da língua para os profissionais. Há ainda outras recomendações, não regras, que devem ser aplicadas para quem busca fazer uma promoção no facebook. A promoção não precisa ser necessariamente de uma marca, e pode ser de uma página, um blog ou algo que se promova. Portanto, ela deve ser pensada dentro de um contexto, que é o de promoção da empresa. Sem esse contexto, a promoção perde seu foco e fica totalmente descaracterizada.

Para uma promoção ser bem sucedida, é importante que ela tenha um prêmio bom, ou seja original. Isso serve para captar a atenção de quem participará e criar interesse. Afinal, uma promoção só dá certo se muitas pessoas participarem. Por isso, é muito importante que a promoção chame atenção: pode ser relacionada a algo recente, como um meme ou um hit da web, ou ter como prêmios viagens e outros itens de valor. Nesse caso, o mais importante é chamar a atenção, pois quanto mais participantes uma promoção tiver, maior é a divulgação boca-a-boca que ela tem. E esse tipo de divulgação é a mais poderosa de todas.

Analisar os perfis falsos também é uma medida que pode ajudar quem faz promoções. Deve ser explícito no regulamento que é vetado a participação de perfis falsos. Infelizmente, os perfis falsos correspondem pela maioria das pessoas que participam da promoção. Geralmente identifica-se um perfil falso se ele tiver apenas uma foto de perfil, ou não tiver nenhuma foto, e se sua timeline tiver apenas participação em promoções. A maioria desses perfis são amigos uns dos outros e criados pelas mesmas pessoas, portanto, é de fundamental importância que esses perfis sejam excluídos ou relatados ao Facebook.

Deixe seu comentário