O tráfego orgânico de um blog consiste nas visitas que chegaram até ele por meio de buscas em sites como o Google. Assim, é possível seguir uma série de técnicas que poderão fazer com que esse tráfego orgânico seja mais intenso proporcionando boas economias com os anúncios pagos.

Com técnicas de SEO, é possível colocar a sua página no ranking das pesquisas e, assim, obter mais acessos e visibilidade. Acompanhe algumas dicas para obter resultados cada vez mais vantajosos.

Como melhorar o SEO de um site?

Algumas atitudes muito simples são essenciais para melhorar o ranqueamento dos seus conteúdos. A primeira delas é a escolha correta das palavras utilizadas no título.  Para facilitar, você pode utilizar ferramentas que identificam as principais palavras-chave sobre o assunto abordado no conteúdo.

Não podemos esquecer que a qualidade dos conteúdos é fundamental para um bom posicionamento, já que você “prova” para o Google que, ao criar sites, eles tragam boas informações sobre um determinado assunto e, assim, as chances de alcançar as primeiras páginas de busca aumentam ainda mais.

Procure evitar títulos muito grandes e coloque sempre as palavras mais importantes no início da frase.

Capriche nas imagens e nos conteúdos

O uso de imagens auxilia os algoritmos do Google na seleção de conteúdos importantes. Dessa forma, elas servem como uma espécie de identificação para quem visita o site e complementam os conteúdos trazido pelos artigos. Priorize imagens em tamanho adequado para não sobrecarregar o site. 

Você pode colocar uma pequena legenda para identificar a imagens e descrever o que elas indicam. Não esqueça de escolher imagens legíveis e em boa resolução, ok?

Com relação aos conteúdos é importantíssimo que você faça uma apresentação breve do tema que irá abordar, uma espécie de explicação preliminar e sem seguida prosseguir com o assunto. A intenção aqui é despertar o interesse do leitor. Não seja prolixo e procure usar parágrafos que possuam no máximo seis linhas, pois isso ajuda o seu site a ser mais escaneável e responsivo.

Evite usar as palavras-chave em excesso e procure utilizar variações com termos que possuam o mesmo significado.

Escreva para o seu público

Conheça bem a persona para qual o seu texto é direcionado. Saiba identificar as preferências, o perfil de consumo e as características de quem consuma o conteúdo do seu blog. Um exemplo bem prático sobre isso é pensar em um blog com conteúdo voltado para jovens e utilizar uma linguagem mais direcionada para pessoas idosas. 

Já dá para perceber que isso não vai funcionar, não é verdade? Portanto, pense também que canais podem ser mais adequados para a compreensão e audiência da sua persona.

Diversifique e utilize as redes sociais

Uma maneira bem interessante de posicionar melhor seus conteúdos de forma orgânica é disponibilizá-los em diversos formatos. Ao longo do texto, que tal inserir um vídeo que trate sobre a mesma temática como forma de relacionar ao conteúdo abordado?

Outra alternativa utilizada para aumentar o tráfego orgânico é compartilhar os conteúdos pelas redes sociais. Atualmente elas são consideradas uma das ferramentas mais acessadas por pessoas de todas as idades. Com isso, você pode fazer o seu conteúdo chegar onde as pessoas costumam acessar com mais frequência.

A utilização de hiperlink dentro do próprio texto também pode ser uma alternativa interessante. Podem ser links que direcionam para um assunto complementar dentro do próprio texto ou até mesmo o perfil nas redes sociais.

Por fim, mesmo utilizando todas essas técnicas não desconsiderem utilizar os anúncios pagos. Afinal, eles podem ser utilizados simultaneamente e poderão garantir ainda mais visitas ao seu site alcançando diretamente o seu consumidor sem que seja preciso ele realizar uma consulta nos buscadores. 

Gostou das dicas? Compartilhe conosco a sua opinião!